SECADOR DE MÃOS ELÉTRICO


Pesquisas já comprovaram que estes dispositivos aumentam o número de bactérias em nossas mãos e espalham micróbios pelo ar do ambiente, e tendo em vista que o processo de secagem via secador elétrico leva em média 30 segundos versus 11 segundos da secagem com toalhas de papel, imaginem o poder de proliferação.

A seguir demonstraremos mais curiosidades características deste tipo de equipamento que muitos pensam ser a melhor opção em termos de economia.

Os modelos mais antigos iniciam seu funcionamento ao pressionar um botão de ativação, enquanto os mais recentes possuem um sensor infravermelho de movimento que ativa o secador mediante a presença das mãos.


Um estudo realizado em 2005, revelou que este tipo de equipamento aumenta em 117% o número de microrganismos na pele. Apesar de o secador possuir um filtro de ar, caso o usuário não tenha higienizado bem as mãos, os germes presentes no ambiente serão espalhados da mesma forma.

Outro dado revelado por uma pesquisa da Universidade de Leed´s, divulgado em 2014, mostrou que microrganismos permanecem no ar ao redor dos secadores de mão por um tempo considerável: 48% das bactérias permaneciam no local mais de 5 minutos após o uso. E, após 15 minutos, ainda era possível encontrar as bactérias usadas no teste ao redor da máquina.

Quando se fala em serviços de saúde, o secador não é recomendado e um dos principais motivos se dá devido ao tempo mínimo de secagem recomendado não ser cumprido pela maior parte da população, assim como também pelo risco de acumulo de bactérias no interior da cavidade dos equipamentos mais modernos.

Outro fator determinante para a não recomendação de uso no setor de saúde, é a possibilidade de escolha por um equipamento de acionamento manual, ainda presente em alguns modelos, que podem causar contaminação cruzada nas mãos.

Nós da Santher Professional possuímos a melhor solução para a correta higienização das mãos!


Fonte: AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Segurança do paciente em serviços de saúde, Higienização das mãos. Brasília:2009 / http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jam.13014/abstract /https://fortissima.com.br/2015/04/21/saiba-se-usar-o-secador-de-maos-e-habito-saudavel-14697278/ / https://www.tecmundo.com.br/biologia/104008-higienico-secar-maos-papel-secador.htm /https://veja.abril.com.br/saude/usa-secador-de-maos-no-banheiro-cuidado-ele-transmite-ate-o-h1n1/ / https://pt.wikipedia.org/wiki/Secador_de_m%C3%A3os

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo